sábado, 21 de maio de 2011

Reportagem Zero Hora em 2010

Em reportagem publicada no Jornal Zero Hora em 2010, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro afirma que as novas regras deverão ser adotadas não só nas grandes empresas, mas também, nas demonstrações financeiras de médias e pequenas corporações.
A partir de 02 de agosto de 2010, iniciou-se um seminário, no Rio de Janeiro, para disseminação das informações sobre o IFRS para Pequenas e Médias Empresas. O Presidente do CFC diz que a ideia é formar multiplicadores para aplicação dessas normas internacionais nas empresas de pequeno e médio porte, de modo a facilitar os negócios no cenário externo.
"O que existia, até alguns anos atrás, é que muitas empresas brasileiras de pequeno e médio porte, com potencial de exportação, acabavam esbarrando, muitas vezes, no nível de comparabilidade da contabilidade. A análise das demonstrações, dos balanços, era feita de forma injusta, porque adotava os padrões dos países onde era feita a demanda, desconsiderando a forma como nós apresentávamos."
O Presidente do CFC esclarece que o processo de convergência aos padrões internacionais pelo Brasil às IFRS não descaracteriza a contabilidade brasileira, mas permite que ela seja comparada no mercado internacional de forma igualitária.
Com todas as colocações de Juarez Domingues Carneiro, podemos entender que, se o Brasil adotar as normas internacionais, qualquer de nossas empresas terão condições de ingressar no mercado exterior, com o mesmo nível de comparabilidade, inclusive as pequenas e médias empresas.